quinta-feira, 23 de julho de 2009

Procura-se - Elenco mirim


Quando o roteiro foi premiado no concurso do Minc, a primeira coisa que me veio a cabeça foi: “- Caramba, crianças e cachorro. Tô frito”. Já li mais de uma vez em livros de entrevistas com diretores consagrados, que as duas tarefas mais difíceis de um diretor são justamente dirigir cenas com animais e com crianças. Sendo a segunda uma missão mais complicada do que a primeira.

Hoje a tarde, eu constatei que apesar de muito difícil e complicado, também pode ser uma das experiências mais ricas que se pode ter. O trabalho com o nosso elenco mirim começou em abril com um teste envolvendo cerca de 300 crianças. Em sua maioria, crianças que não haviam tido nenhuma experiência com teatro ou cinema. Eu particularmente nunca acreditei muito no processo de testes para escolher um elenco(acho pouco eficaz), mas nesse caso servia muito mais para que eu pudesse ir testando minhas convicções e concepções sobre os personagens do que para “testar” a capacidade das crianças que participaram.

Ao final dessa fase tínhamos mais de 10 horas de crianças registradas. A escolha não foi fácil. Mas fizemos uma seleção de 30 crianças que de alguma forma nos encantou. Seja pelo carisma, pela proximidade com o personagem ou pelo olhar. É tudo muito intuitivo e necessariamente deve ser assim. Essas eu fiz questão de conhecer pessoalmente. Fizemos um novo teste procurando ver se aquela criança tinha uma boa imaginação, se respeitava marcas e se iria com minha cara. As que nos surpreenderam ficaram no filme. É preciso imaginação para trabalhar com cinema.

Hoje, quase 1 mês depois de termos decidido quem fará o filme, realizamos o nosso sexto encontro da oficina que a Fernanda Rocha (preparadora do elenco) está realizando com as crianças. A oficina acontece pelas tardes na Escola Classe 18 de Taguatinga.

Durante essa última semana das férias escolares nos encontramos todos os dias das 15h às 17hs com a Bianca, a Bruna, Camila, Pedrinho, Bruno, Vinícius, Iara, Alexandre, Alan, Guilherme e João.

É impressionante como em pouco tempo conseguimos criar um grupo unido e coeso. Essa era nossa principal preocupação para essa primeira fase. Com o grupo formado e papeis definidos, partimos para a fase de traze-los para dentro da história que queremos contar.

Foi aí que surgiu a idéia de fazer um trabalho de mesa com leitura do roteiro. Coisa muito comum em um processo de preparação para um filme. Mas nesse caso estamos trabalhando com crianças de 5 a 12 anos de idade. Será que elas vão prestar atenção? Será que vão entender a narrativa de um roteiro? Será que eles não vão ficar inquietos e impacientes? Será que o Pedrinho (5 anos) vai acompanhar?

Resolvemos tentar. Juntamos as carteiras de colégio formando uma comprida mesa. As onze crianças mais eu e Nanda sentamos a sua volta. Estavam todos visivelmente excitados. Finalmente conheceriam a história do filme. Eu falei sobre cada personagem como falaria com qualquer ator adulto. Eles ouviram com a atenção e a curiosidade de uma criança.

Eu lia as descrições de cena, enquanto cada um lia os diálogos de seus personagem. Vinícius me ajudou lendo os cabeçalhos de cena.

A cada nova cena lida, um dos meninos se colocava de joelhos na cadeira para prestar ainda mais atenção à história.

Eles participaram como se assistissem ao filme nas folhas do roteiro, sem imaginar que a “cena” mais bonita que qualquer uma das que estavam ali escritas, estava acontecendo naquela sala, em volta daquelas carteiras. (ô inveja do making of)

No final a Nanda fez um exercício onde eles, em conjunto, formavam uma “fotografia” de uma das cenas do roteiro. Foi a constatação de que eles haviam visualizado todo o filme. Foi lindo.

A próxima meta agora é encontrar verdadeiramente cada personagem. Sobretudo emocionalmente. Ou seja, nosso desafio com eles está apenas começando, mas já deu para sentir que vai ter valido a pena, independente de “sucesso”. (seja lá o que isso signifique)

Que venha o Boris. O cachorrinho do filme.

3 comentários:

  1. Adorei... não estava lá, mas foi como se estivesse, então obrigada por dividir esta experiência! As fotos das meninas me fizeram imagina-las como as personagens... Quero ver o filme !! rs

    ResponderExcluir
  2. AMEI !

    BEIJOCAS E PIPOCAS BIBI (PERSONAGEM CAMILI)

    ResponderExcluir
  3. caracas adorei adorei as fotos PARABENS!
    beijocas e pipocas bibs (camili)

    ResponderExcluir