sábado, 18 de julho de 2009

Procura-se – Locações

Procura-se – Locações

Na sexta-feira o Fernando (produtor de locação) nos levou (Eu e Fernanda Rocha – Assist. de Direção) para conhecer um campinho de futebol na Vila Planalto. A primeira coisa que me chamou a atenção quando chegamos foi o tamanho. Ele é exageradamente maior do que seria o ideal para construirmos a cena. Tirei algumas fotos tentado eliminar o excedente, mas procurando não tirar o encantamento que a Camille precisa encontrar. Um senhor passa por mim e com toda simpatia pede para ver a foto. Cabelos grisalhos, baixo e forte apesar da idade, usava calça de linho sem camisa. Estava acompanhado de um amigo mais novo. Esse ficou de longe olhando. Apesar da educação e simpatia, fiquei intrigado, pensando que ELE pudesse estar intrigado com aqueles três forasteiros tirando fotos da região. Mas ele viu a foto, fez uma brincadeirinha com a Nanda e partiu com o mesmo jeito tranqüilo que com muito pouco consegue transparecer poder.
O campinho da Vila Planalto é o único dos que vi até agora que possui algumas características que procuramos:
1. Está rodeado de casas e comércios como se fosse uma praça. Não possui um estabelecimento que possa se transformar no negócio do vilão, mas possui uma feirinha que torna super férteis as possibilidades para o personagem do Roque;
2. É de terra vermelha. E nesse caso a locação ainda nos surpreendeu por possuir um gramado nas laterais que tenta persistir apesar da seca e continua com um verde bem bonito que pode ajudar a compor o fotografia com o vermelho da terra e o céu azul. (resta saber se o verdinho continuará daqui a 1 mês);
3. Possui uma rota de fuga para Camille. Lá encontramos a casa de Zé Ramalho. Coincidências à parte, trata-se daquele mesmo senhor que nos abordou anteriormente. Zé Ramalho vive ali faz muito tempo. Na porta de sua casa, muito simples, possui um punhado de geladeiras, TVs e outros eletros-domésticos usados que estão à venda. De certa forma ele tem uma profissão semelhante a dos pais de Didi e Gugu. Bom sinal.
A idéia é que Camille, ao fugir do Roque, entre pela portão da frente da casa de Zé (que esta sempre aberta) e correndo, chegue até a cozinha. Sem graça pela invasão, ela vira num corredor (que mais parece um beco) e sai pelo quintal da casa.

O lado negativo da locação é que ela não proporciona o contraste que eu desejo entre a Camille e o ambiente. Os muleques do Procura-se poderiam muito bem viver na Vila Planalto, pois lá é possível encontrar praticamente TODAS as classes sociais dividindo a mesma rua. Mas por outro lado uma menina como a Camille andando de bicicleta ali, não chega a ser uma imagem surpreendente. E isso é um problema sério a ser superado.

Outro problema da locação (Vila Planalto) é que as duas seqüências de perseguição nao podem ser realizadas lá. A solução encontrada é filma-la em outro local e na montagem dar a continuidade necessária.

Camille entra na casa de Zé Ramalho na Vila e sai no Varjão. (Tenho certeza que ninguém notaria a mágica, a não ser o próprio Zé e seus vizinhos.)

No Varjão o Fernando encontrou os fundos de um conjunto habitacional. São vários sobrados, colados pelas costas que fazem um conjunto de pequenas construções coloridas e que poderiam estar na vizinhança do campinho de futebol É possível construir uma ágil seqüência de perseguição ali, inclusive com alguns obstáculos tanto para a menina, como para os malvados, mas ainda está difícil tirar da minha cabeça o tipo de ruelas que vejo quando imagino o filme. A locação do Varjão é mais larga e um pouco repetitiva, como todos conjuntos habitacionais costumam ser.

Essas duas locações não possuem a miséria que encontramos nas visitas à estrutural, Itapoã, Samambaia, Paranoá e até Brazlandia. O que é bom para que o filme não fique muito chocante e antecipe problemas complexos que não sejam possíveis de abordar de forma satisfatoria em um curta de 13 minutos. Mas por outro lado elas diminuem a força da jornada da Camille à um mundo totalmente distante de sua realidade.

Decisão crucial e muito difícil que vai pautar todo o filme. E o que é pior, URGENTE.

2 comentários:

  1. Legal Iberê... acho que o contraste mais marcado funcionaria melhor, me atrai mais. Boa sorte aí na decisão... Muita calma nessa hora, pensa lá no filme, na tela.
    Abração!

    ResponderExcluir