terça-feira, 25 de agosto de 2009

Muito mais que o racional

Desde que as filmagens do Procura-se começaram eu não tive tempo, nem cabeça e nem corpo para escrever sobre o processo. Hoje faço um esforço mesmo sabendo que será impossível descrever tudo que senti e que passamos nesses 10 dias.
Quando pensamos o plano de filmagens, ele era de 9 diárias. Prevíamos um cronograma tranquilo, que não exigisse muito das crianças e que nos permitisse dar uma atenção cuidadosa à direção do elenco. Mas a real é que estávamos completamente enganados. Nossas diárias tem sido longas e cansativas.
Um pouco por termos na maioria das vezes 13 crianças no set, por termos cachorro cavalo e muito por estarmos trabalhando com a RED, que apesar da inquestionável qualidade das imagens que gera, exige um bom tempo de montagem, preparo e set ups.
Depois do terceiro dia de filmagem eu estava com a sensação de que não sabia mais que filme estava fazendo. O próprio filme estava se fazendo e o roteiro inicial estava ficando tão distante que me sentia totalmente perdido. Claro que como diretor não podia desmonstrar isso à minha equipe e muito menos à garotada. Mas acho que falhei nessa missão. Em vários momentos me ví estressado e bringando com as pessoas que mais quero e admiro da equipe. A ansiedade e nervosismo me cegavam e minha atitude só piorava tudo. Voltava para casa com falta de ar e me sentindo o pior diretor possível.
Foi então que resolvi visionar o copião para, no mínimo, entender que "novo" filme era esse e quem sabe retomar o estilo de trabalho que acredito.
Foi a melhor coisa que fiz. Me deparei com um material lindo, envolvente e cheio de carisma. Sobretudo as cenas com a Bianca Terraza e com a Bruninha Cobello. As duas pequenas atrizes estão dando um show na pele de Camile e Didi, respectivamente.
Fui para o quarto dia mais tranquilo, confiante e otimista com o resultado. Foi então que começaram as cenas mais complicadas com o JouJou, o lindo cãozinho da raça Welsh Corgi Pembroke. O JouJou é um cachorro dócil, inteligente e carismático, mas não gosta de calor e muito menos da secura típica de Brasília no mês de agosto. Tivemos que adaptar algumas ações previstas no roteiro. A cada nova adaptação a sensação de estar fazendo um rascunho do filme sonhado. Na verdade acho que em qualquer filme o processo é assim. Alguns mais, outros menos. Nesse a realidade fazia questão de se impor todos os dias.
Ao final do sexto dia, já sabíamos que mesmo com todos esses complicadores conseguimos atingir uma média de 50 minutos por plano. Uma produtividade boa, mas que passou a exigir de mim uma decupagem compatível com essa média.
Foi então que começaram as inacreditáveis chuvas em pleno mês de agosto em Brasília. Acho que nunca havia vivenciado aflição maior. Se estivéssemos no início das filmagens, talves fosse mais fácil administrar um novo plano. Mas agora no fim tínhamos o cachorro que ia embora, o GOG que iniciará uma turnê, Murilo Grossi com a agenda comprometida e Similião Aurélio em cartaz no Rio. Um beco sem saída. Num determinado momento eu cheguei a pensar que não terminaríamos o filme. No oitavo dia, estávamos filmando na Vila Planalto e começou uma chuva torrencial. Já era o segundo dia seguido de chuva. Não rodar a cena prevista significaria correr o risco de não contar a história. A opinião de todos da equipe era de que não seria mais possível continuar. Fui para de baixo da chuva pensando: "Molha, quer molhar então molha, mas depois deixa eu continuar a filmar por favor". Nessa hora meu pai me ligou preocupado. Já havia consultado as previsões metereológicas e se colocou a disposição para ajudar no que fosse necessário. Mal desliguei foi a vez de minha mãe. A preocupação e carinho dos dois me emocionou e toda afliçao e estress que eu estava sentindo todos esses dias se transformaram em choro. Chorei igual uma criança. Naquele momento achei boa a privacidade que a chuva me permitia. Não queria chorar na frente da equipe e muito menos das crianças. A chuva acabou passando junto com o choro, ou será que foi o contrário? Não sei. Mas conseguimos terminar o dia e concluir a sequência 18. Ufa. (Depois fiquei sabendo que na van, as crianças rezavam para que a chuva passasse)
Quando minha mãe me pediu para que tentasse ficar calmo e não me estressar muito, minhas justificativas para meu estado foram todas racionais: custo do filme, contrato com o MINC, portifólio, responsabilidade junto à equipe..enfim. Mas a verdade é que criar envolve muito mais que o racional. Teve um dia durante as filmagens que nua brincadeira com a Bianca (protagonista do filme), ela me perguntou se eu jurava pela minha vida. Eu respondi que sim. Ela não ficou satisfeita e achou que minha vida não era nenhuma garantia de que eu falava a verdade, então ela perguntou de novo: Você jura pelo filme?
Acho que mesmo me isolando para chorar, não consegui esconder o que esse filme siginifica para mim. Pelo menos não para a Bianca.

5 comentários:

  1. Iberê, eu estava super aflita com a chuva mas preferi não ligar pra não ficar atrapalhando. Essa chuva-da-manga como o pessoal chama, deixou todo mundo lá em casa chateado. A Ingrid a toda hora dizia; "não gosto de ver o Tiberê triste". Mas no final das contas...parece que deu tudo certo e pelo que acompanhei tenho certeza que sairá um filme bem legal.
    Natacha

    ResponderExcluir
  2. Opa....
    Parabéns Iberê....
    pelos textos,
    sucesso na empreitada...

    abs!

    ResponderExcluir
  3. Querida(o) nova(o) amiga(o),estou precisanda muito de novos amigos pra me auxiliarem no meu projeto. Estou criando uma minibiblioteca comunitária e outras atividades pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui na minha comunidade carente no Rio de Janeiro,eu sózinha não conseguirei,mas com a ajuda dos amigos sim. Já comprei 120 livros e também ganhei livros até de portugal dos meus amigos dos meus blogs que eu tenho no google: Eulucinha.blogspot.com ,se quiser pode visitar meus blogs do google,ficarei muito contente. A campanha de doações que estou fazendo pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 ou pode doar livros ou pode doar máquina de costura ou pode doar retalhos,ou pode dor computador usado. Qualquer tipo de doação será bemvinda é só mandar-me um email para: asilvareis10@gmail.com , eu darei o endereço de remessa. As doações em dinheiro serão destinadas a compra de livros,material de construção,estantes,mesas,cadeiras,alimentos,etc. Se voce puder arrecadar doações para doar ao meu projeto serei eternamente grata. Muito obrigado pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  4. Ibere não entendi a parte que vc fala sobre a bianca terraza(EU)
    bjs bibs

    ResponderExcluir
  5. a sua vida e muito importante sim viu ? mais q a do filme !!!

    ResponderExcluir